quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Natal , consumo, presente e comidas...

Há muitos anos reflito sobre a prática consumista do Natal...não é possível que as pessoas não aprendam com os erros, desde fazer dívidas para presentear, comprar comida extremamente calórica para nosso verão tropical e se esquecer do que é realmente o NATAL. Tenho lembranças ambíguas da data da infância e adolescência ótimas recordações e depois um trauma pra toda vida que só teve que se reverter em festas por conta dos filhos...pra mim é uma data complicada apesar de ótimas recordações, como compartilhar, repartir, re-unir enfim a vida não era só ganhar presente, aliás não era sempre que ganhei o que quis! Com 16 anos meu pai 6 meses antes de se aposentar teve um derrame que meses a frente seria fatal, pra uma adolescente muito apegada com o pai foi um trauma mesmo e ele morreu 23 de dezembro e foi enterrado 24/12, após 30 anos sentimos o mesmo nessa data, tentamos ficar alegres mas é uma falsa alegria...esse ano vai ser pior porque faltará minha irmã também...
Haha ouvi dizer que depois dos 40 ou morre os pais ou algum irmão...mas os dois!
Então com meu pai montávamos o presépio enorme, com grama, água, animais, papel pedra, luzes e árvore então era uma beleza, desembrulhar os pingentes guardados o ano inteiro! Sinos, botas( que quebravam facilmente), anjos, enfim vários objetos ! Depois de sua morte ficamos um tempão sem montar as peças se perderam em mudanças de minha mãe, já com os filhos e de flete com a Antroposofia  vi mais sentido nessa data que virou uma ode ao capitalismo voraz deixando de lado seu sentido tão puro que é revensciar  o nascimento de Jesus Cristo data simbólica da lembrança de como a simplicidade esconde grandes tesouros, nasceu em uma choupana essa alma pra nos ensinar coisas tão simples e que até hoje não somos capazes de aprender e praticar. 
Assim o ADVENTO , torna-se uma época que antecede o Natal significando aproximando , chegando aos poucos, é uma comemoração Cristã que se inicia quatro domingos antes do Natal , nesse ano será 27/12 . O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS. Numa coroa de ciprestes são colocadas quatro velas que serão acesas a cada domingo, nesse momento é hora de reunir as crianças, contar histórias e começar a montar o presépio...


Na primeira semana acendem-se a vela azul.  Pedras, terra e areia são colocadas no presépio, representando o mundo mineral e sua ligação com o mundo físico (elemento terra).
Na segunda semana acendem-se a vela azul e a verde. São colocadas plantas, troncos, musgos e água para o presépio, representando o mundo vegetal e sua ligação com o mundo etérico (elemento água).
Na terceira semana acendem-se as velas azul, verde e amarela. Colocam-se os animais representando o mundo animal e sua ligação com o mundo anímico (elemento ar).
Na última semana acendem-se as velas azul, verde, amarela e vermelha. A luz se torna mais intensa, com a proximidade do nascimento de Jesus, é o Natal, a festa da luz! Então são colocados Maria, José e os pastores, simbolizando as figuras humanas e no dia de Natal, o menino Jesus é colocado na manjedoura. Tudo isso representa o Reino Humano e sua ligação com o mundo espiritual (elemento fogo).
Fonte http://www.sab.org.br/
Assim, dá mais sentido, as crianças poderão entender melhor o verdadeiro sentido.
Olha só que interessante o que a prefeitura está preparando

Nenhum comentário: